De 21 a 26 de novembro todos podem contribuir com a campanha, eliminando os criadouros do mosquito na sua casa, no local de trabalho e no seu bairro
Essa semana, entre os dias 21 e 26 de novembro, está acontecendo a Semana Estadual de Combate ao Mosquito Aedes aegypti. A iniciativa tem como objetivo intensificar as mobilizações de combate ao mosquito transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya.
A proposta do estado tem como intuito promover um esforço concentrado e simultâneo em todos os municípios paulistas, e Cajamar aderiu à campanha para reduzir a infestação do mosquito Aedes aegypti durante este período, que é favorável para sua proliferação.
Para intensificar as ações, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Zoonoses, alerta a população sobre a importância de evitar criadouros de mosquito nas residências. Em período de chuvas, é importante que os munícipes redobrem os cuidados e verifiquem principalmente os quintais e áreas externas, não deixando materiais ou objetos que possam acumular água.
Além disso, a equipe da Divisão de Zoonoses segue realizando diversas ações, através de visitas em todos bairros, passando com carro de nebulização no combate ao Aedes aegypti e fazendo vistorias em pontos estratégicos (locais com grande quantidade de possíveis criadouros), incluindo residências e áreas públicas, onde são encontrados materiais que possam conter água parada, como pneus e sobra de materiais de construção.
IMPORTANTE: Caso o munícipe apresente sintomas como dor de cabeça, cansaço, febre, dores musculares, vômitos, enjoos, deverá procurar imediatamente uma Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.
Em caso de dúvidas, ligue para a Divisão de Zoonoses (11) 4446-0118