Varíola dos macacos: cidades do CIMBAJU registram 25 casos. Morato lidera com 9
Recomendações da saúde é manter a higiene constantes das mãos e não compartilhar objetos.
Francisco Morato contabiliza nove casos confirmados, é a cidade com maior número de infectados pela doença entre as cidades do Consórcio CIMBAJU
As cinco cidades que compõem o consórcio CIMBAJU, estao com registro de casos da varíola dos macacos. Ao todo, 25 novos casos foram divulgados na última quinta-feira (10) pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Esta-do de São Paulo, que compõe a Rede CIEVS.
A cidade com maior registro de novos casos da doença é Francisco Morato com nove moradores infectados.
As demais cidades, entre elas, Cajamar, Caieiras, Franco da Rocha e Mairiporã confirmaram quatro casos, cada uma.
Sintomas
O principal sintoma da doença é o início súbito de lesão em mucosas ou erupção cutânea, em qualquer parte do corpo, incluindo genitais.
Os demais são caroço no pescoço, axila e virilha, febre, dor de cabeça e no corpo, calafrios e fraqueza. Pessoas com suspeita ou confirmação da doença devem ser isoladas e o período de incubação é tipicamente de três a 16 dias, mas pode chegar a 21.
Qualquer pessoa com os sintomas apresentados deve entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica Municipal, ou procurar a unidade hospitalar ou unidade de saúde mais próxima para avaliação médica.