Cajamar lidera ranking de cidades mais protegidas contra o coronavírus na Grande SP
Dados são do Índice de Vulnerabilidade Municipal, divulgado nesta segunda-feira (5), pelo Instituto Votorantim.
Cajamar angariou o primeiro lugar, com uma nota de 36,57, sendo assim o município menos vulnerável à pandemia. Foto: Arquivo/Tribuna Noticia
Na última segunda-feira (5), o Instituto Votorantim lançou a terceira edição do Índice de Vulnerabilidade Municipal (IVM), ferramenta criada em 2020 que mede o grau de exposição dos municípios à pandemia da Covid-19. O município de Cajamar permaneceu entre as cidades da Grande São Paulo menos vulneráveis ao coronavírus, ou seja, mais protegida contra o vírus, segundo dados da pesquisa.
O estudo reuniu dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Sistema Único de Saúde (SUS), Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANSS).
De acordo com o Votorantim, foram utilizados 18 indicadores que levaram em consideração 5 pilares: população vulnerável, economia local, estrutura do sistema de saúde, organização do sistema de saúde, e capacidade fiscal da administração municipal.
Entre as oito cidades consideradas pela reportagem do TRIBUNA NOTÍCIA, que compões os consórcios CIMABU e CIOESTE, Cajamar angariou o primeiro lugar, com uma nota de 36,57, sendo assim o município menos vulnerável à pandemia. No ano passado, a pontuação foi de 41,94.
O Índice de Vulnerabilidade dos Municípios (IVM) estabelecido pela pesquisa varia de 0 a 100, quanto mais alto a porcentagem, mais alta a vulnerabilidade.
Veja abaixo o IVM de cada cidade da Grande SP (da menos até a mais vulnerável):
1º Cajamar: 36,57%
2° Barueri: 43,33%
3º Santana de Parnaíba: 47,61%
4º Franco da Rocha: 49,10%
5º Caieiras: 49,52%
6º Mairiporã: 55,63%
8º Francisco Morato: 57,75%
O estudo completo e o ranking das 645 paulistas elaborado pelo Instituto Votorantim estão disponíveis aqui: https://institutovotorantim.org.br/ivm/