Prefeituras de Itatiba e Cabreúva anunciam que terão festa de Ano Novo sem queima de fogos barulhentos
O objetivo é conscientizar a população para os problemas provocados pelo barulho dos fogos.
Foto: Reprodução/Internet
As Prefeituras de Itatiba e Cabreúva anunciaram nesta segunda-feira (30) que não será realizará a soltura de fogos barulhentos. A medida foi tomada em responsabilidade e respeito com autistas, crianças, idosos, animais selvagens e domésticos.
Em Itatiba, a Câmara de Vereadores da cidade aprovou em 2018 uma lei que proíbe a soltura de fogos de artifícios que causam explosões e, consequentemente, barulho. O projeto de lei nº 5.136, de 15 de outubro de 2018, de autoria dos vereadores José Roberto Feitosa (DEM) e Roselvira Passini (DEM), proíbe também a comercialização, queima, soltura e manuseio de fogos de artifício deste tipo.
O descumprimento da lei em Itatiba implica na aplicação de multa ao responsável no valor de R$ 1.500, valor que dobrará em caso de reincidência. A fiscalização é feita através dos próprios moradores da cidade, que deverão fazer denúncias pelo telefone 153.
Em Cabreúva, a Prefeitura iniciou a campanha “Réveillon do Bem não tem Rojão”. O objetivo é conscientizar a população para os problemas provocados pelo barulho dos fogos.