domingo, 24 de novembro de 2024
(11) 91135-9081
Economia

19/12/2019 às 12h22

492 visualizações

Redacao

Cajamar / SP

Alta do preço das carnes, puxa inflação em dezembro no Brasil
O BC projeta que a inflação vai chegar a 0,81% neste mês. Apesar da atual situação, o Banco Central (BC) considera que a inflação neste ano e nos próximos está em níveis confortáveis.
Alta do preço das carnes, puxa inflação em dezembro no Brasil
Foto: Reprodução/ Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A inflação no Brasil deve aquecer em dezembro deste ano, o aumento acontece devido à alta dos preços da carne no país. Apesar da atual situação, o Banco Central (BC) considera que a inflação neste ano e nos próximos está em níveis confortáveis. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (19) no Relatório de Inflação, apresentado trimestralmente. As informações são da Agência Brasil.

O relatório informou que em novembro a inflação ficou em 0,26 ponto percentual acima do projetado, repercutindo a combinação da elevação acentuada nos preços de carnes com o reajuste dos jogos lotéricos e o acionamento da bandeira vermelha da energia elétrica.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA) em novembro chegou a 0,51%. O BC projeta que a inflação vai chegar a 0,81% em dezembro, em janeiro de 2020 deve ficar em 0,53% e em fevereiro 0,45%. Caso se concretize, a alta de 1,80% no trimestre será consideravelmente superior à variação de 0,90% observada entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019.

“As taxas de inflação mais altas esperadas para o trimestre encerrado em fevereiro, em comparação com as observadas entre setembro e novembro, refletem a perspectiva de alta adicional nos preços de carnes, recuperação dos preços de alimentos in natura– movimento compatível com período chuvoso – e de elevação dos preços de combustíveis, influenciados pela depreciação do câmbio [alta do dólar] e entressafra da cana. Destacam-se, ainda, as altas sazonais nos custos de passagem aérea, ônibus urbano e educação, em dezembro, janeiro e fevereiro, respectivamente”, diz o BC, no relatório.


FONTE: Agência Brasil

Deixe seu Comentário
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 - Tribuna Notícia