Iniciativa municipal leva atendimento multidisciplinar continuado a vítimas de violência doméstica ou sexual por toda a cidade
A Secretaria de Desenvolvimento Social de Cajamar destacou nesta semana o alcance do acolhimento especializado a mulheres vítimas de violência doméstica ou sexual na cidade. Atualmente, mais de 70 mulheres foram beneficiadas pelo projeto, que oferece acompanhamento multidisciplinar para vítimas de violência doméstica.
A Casa de Acolhimento da Mulher de Cajamar é mantida através da parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Social, de Saúde, Segurança Urbana e do Fundo Social. Entre o período de 31 de março de 2021 a 28 de fevereiro deste ano, 140 mulheres foram atendidas pelo programa. Desse total, 20 precisaram ficar acolhidas emergencialmente e 75 mulheres receberam medidas protetivas.
Este novo espaço de acolhimento foi criado em março do ano passado e também conta com o apoio da Rede de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Doméstica e Sexual (RAPSVDS). Por meio dela, foi possível estabelecer uma ponte entre os equipamentos públicos de urgência e emergência e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para identificar casos de violência e distribuí-los pela rede municipal.
Em sua fala, o secretário de Desenvolvimento Social, Niedson Filho, pontuou que o serviço é integrado naturalmente às rotinas de trabalho dos profissionais, com apoio constante da pasta municipal. “Isso possibilita que sejam traçadas estratégias de promoção de Saúde e prevenção à violência. Em certos casos é feito inclusive busca ativa para estabelecer contato com as vítimas em condição de risco. Essa é uma medida fundamental para ajudar as pessoas mais vulneráveis e encaminhá-las para o serviço de referência adequado, para que não sofram caladas”, concluiu.