44 notificações de escorpiões foram registradas neste ano no município.
Foto: Reprodução/Internet
Os moradores de Jundiaí estão preocupados com as recentes aparições de escorpiões em bairros da cidade. 44 notificações de escorpiões foram registradas neste ano no município. As informações são do Tribuna de Jundiaí.
Em novembro deste ano, a Vigilância Epidemiológica de Jundiaí contabilizou 34 registros de acidentes com os animais na cidade, sem registros de óbitos. Em 2018 o número era maior, haviam 48 notificações e em 2017, foram registrados 65 casos.
Apesar de haver queda no número de notificações, a preocupação na cidade ainda é grande. Ao jornal Tribuna de Jundiaí, a moradora do bairro CECAP, Verônica Anzolin disse já ter encontrado 11 escorpiões dentro do condômino em que reside.
Os escorpiões são animais de hábitos noturnos, que procuram esconderijos durante o dia. Nas cidades, pode ser, por exemplo, sob um pano úmido, dentro de um calçado, embaixo ou atrás de uma estante ou numa fresta.
Os escorpiões possuem veneno neurotóxico, que age no sistema nervoso e provoca muita dor, a princípio no local da picada, e que, na sequência, vai se espalhando para todo corpo. Os sintomas dos pacientes podem ser divididos em três categorias: leve (dor local suportável, queimação, formigamento), moderado (dor muito forte, náuseas, vômitos às vezes, respiração acelerada, taquicardia, salivação e sudorese), e grave (sintomas mais intensos, prostração, convulsão, coma, insuficiência cardíaca, edema pulmonar).
Na região, os únicos hospitais com estoque de soro antiveneno são o Hospital São Vicente e Universitário.
FONTE: Tribuna de Jundiaí