Aumento para importação de aço e alumínio: Bolsonaro afirma que desvalorização da moeda se deve a fatores externos
Trump afirmou que o Brasil estaria forçando a desvalorização do real. O presidente Jair Bolsonaro afirmou que não vê como retaliação ao Brasil a decisão do governo dos EUA de aumentar as tarifas para importação de aço e alumínio brasileiros.
Foto: Reprodução/Alan Santos/PR
Nesta segunda-feira (2) o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou em sua conta no Twitter que vai restaurar as tarifas do aço e alumínio brasileiros e argentinos. A medida é uma reação americana a desvalorização das moedas locais desses dois países. Segundo Trump, Brasil e Argentina estariam forçando a desvalorização de suas moedas, prejudicando os agricultores daquele país.
Em entrevista à Rádio Itatiaia nesta manhã de segunda-feira (2), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que não vê como retaliação ao Brasil a decisão do governo dos Estados Unidos de aumentar as tarifas para importação de aço e alumínio brasileiros. Na avaliação do presidente, a correlação não procede porque a desvalorização das moedas locais é em consequência de fatores externos.
“O mundo está conectado. A própria briga comercial entre Estados Unidos e China influenciam o dólar aqui, assim como coisas que acontecem no Chile, nas eleições na Argentina e no Uruguai. Tudo está conectado”, afirmou o presidente.
Bolsonaro disse que o assunto será conversado com o ministro da Economia, Paulo Guedes, ainda hoje. “Se for o caso, vou ligar para o Trump. A economia deles é dezenas de vezes maior do que a nossa”, disse.
O presidente brasileiro também reiterou que as reformas política e tributária terão seu formato final decidido no Congresso Nacional, e não pelo Executivo. Bolsonaro também falou sobre a limitação que tem para cumprir sua promessa de campanha, de aumentar R$ mil a faixa de isenção para imposto de renda pessoa física.
Ao participar do evento onde a Caixa Econômica Federal apresentou as ações realizadas pelo banco em função das pessoas com deficiência, Bolsonaro disse que a atuação do banco, no sentido de baixar juros, está influenciando positivamente os bancos privados a fazerem o mesmo.
FONTE: Agência Brasil