Sábado, 23 de novembro de 2024
(11) 91135-9081
Política

09/02/2022 às 11h07 - atualizada em 09/02/2022 às 11h51

414 visualizações

Redação

Cajamar / SP

MDR se reúne com prefeitos do Consórcio CIMBAJU
Secretários de Habitação e de Saneamento apresentaram possibilidades de acesso a recursos federais para intervenções
MDR se reúne com prefeitos do Consórcio CIMBAJU
Secretários do MDR apresentaram ao Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri possibilidades de repasse por meio de financiamentos com recursos do FGTS para a execução de obras, projetos e planos (Foto: Divulgação)
Nesta terça-feira (8), os secretários nacionais de Habitação, Alfredo Eduardo dos Santos, e de Saneamento, Pedro Maranhão, se reuniram com prefeitos do Consórcio Intermunicipal (CIMBAJU) para dar continuidade às ações de resposta iniciadas com a visita do presidente da República, Jair Bolsonaro, em 1º de fevereiro.  O encontro ocorreu na sede da Prefeitura de Cajamar. 

Na cidade de Francisco Morato, os secretários apresentaram ao Consórcio, possibilidades de repasse por meio de financiamentos com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a execução de obras, projetos e planos.

“O objetivo foi trazer algumas possibilidades de atendimento às demandas dos prefeitos dessas cidades que foram fortemente prejudicadas em razão das chuvas. Foram apresentadas hipóteses de atendimento para demanda habitacional e, em especial, para drenagem", esclareceu Alfredo Eduardo dos Santos.

Na área de Habitação, foi informado aos prefeitos que é possível acessar recursos do Governo Federal por meio dos Programas Casa Verde e Amarela (modalidade Parcerias) e Pró-Moradia (modalidades Urbanização de Assentamentos Precários e Produção Habitacional).

Já na área de saneamento, Maranhão esclareceu que a linha de financiamento disponível aos municípios é por meio de recursos do FGTS. A solicitação é feita em processo de seleção contínua e as propostas devem ser cadastradas no sistema informatizado do MDR (Selesan). 

Os projetos devem constar em uma das seguintes modalidades: abastecimento de água; esgotamento sanitário; manejo de resíduos sólidos; manejo de águas pluviais; redução e controle de perdas; estudos e projetos; e Plano de Saneamento Básico.

“Discutimos a questão da drenagem e macrodrenagem e foi muito proveitosa a reunião. Avançamos nas discussões e esperamos minorar o prejuízo da região”, afirmou Pedro Maranhão

Os prefeitos não se manifestaram sobre o encontro que reuniu além das cidades de Cajamar, Caieiras, Francisco Morato, Franco da Rocha, Mairiporã, também estiveram os prefeitos de Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista. 

ELEIÇÃO DA PRESIDÊNCIA DO CIMBAJU

Ainda na terça-feira (8) ocorreu a eleição para a Presidência do Consórcio CIMBAJU, onde o prefeito de Cajamar Danilo Joan (PSD) foi reeleito presidente do Consórcio juntamente com a prefeita de Francisco Morato Renata Sene que manteve o cargo de vice vice-presidente.

Mais tarde Joan divulgou o resultado das eleições do consórcio afirmando que a luta pela região está acima de qualquer ideologia ou partido político "Batalhamos muito no ano de 2021 defendendo a nossa região e vamos continuar o trabalho em 2022 para que a região tenha cada vez mais representatividade no Estado de São Paulo. Sabemos das necessidades com a relação a saúde, mobilidade e moradia, e este será o nosso foco! Este ano será um grande ano para que possamos trazer essas melhorias", afirmou. 

Deixe seu Comentário
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 - Tribuna Notícia