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07/02/2022 às 10h01 - atualizada em 07/02/2022 às 10h16

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Redação

Cajamar / SP

Sequência de mortes trágicas acende alerta na Edgar Máximo Zambotto
Só no mês de janeiro a SP-354 registrou dois óbitos em acidentes; duplicação pode ser solução para tornar trecho mais seguro, diz especialista
Sequência de mortes trágicas acende alerta na Edgar Máximo Zambotto
A SP-354, percorre de Cajamar até Jarinu,  e a via ainda faz divisa com o município Franco da Rocha, um dos trechos mais violentos da rodovia. Foto: Ricardo Pazin/Tribuna Notícia
Kleber Mazieiro, 41 anos e Gustavo Marques, 21 anos, viraram estatística. Kleber, Guarda Municipal, casado, pai de dois filhos e Gustavo, operador de logística. Os dois não se conheciam, mas tiveram um ponto trágico em comum, morreram na SP-354.

O intervalo tão curto entre os acidentes que vitimaram a dupla chamou atenção e colocou holofotes sobre a rodovia estadual, uma das mais letais na divisa dos municípios de Cajamar e Franco da Rocha.

Gustavo faleceu nas primeiras horas do dia 19 de janeiro, após colidir sua moto com uma carreta. Kleber, faleceu no mesmo dia, horas depois de o carro colidir com um ônibus Intermunicipal (foto).



A  dupla está entre os mortos na SP-354 no mesmo dia no último mês de janeiro. Na rodovia de mais de 41 quilômetros, foram registradas duas mortes em menos de uma semana, segundo a Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMR).

A SP-354, percorre de Cajamar até Jarinu,  e a via ainda faz divisa com o município Franco da Rocha, um dos trechos mais violentos da rodovia.

Principal causa de acidentes é humana, diz especialista

Por ser uma das principais rodovias que liga as cidades de Franco da Rocha a Cajamar, diariamente, milhares de veículos cruzam a SP-354. Para o especialista de trânsito e transporte, Jaime Zambelli, devido à extensão da via, é "normal" que ela tenha uma grande quantidade de acidentes. 

Porém, ele enfatiza que a culpa das mortes não é só das péssimas condições da rodovia, e sim da imprudência dos motoristas que passam diariamente por ela. 

"A rodovia nunca matou ninguém e nunca vai matar. Quem mata são os motoristas que passam por ela. Claro, poderia haver mais terceiras faixas em alguns pontos da via, para os veículos pesados de carga liberarem espaço aos veículos mais leves. Ela precisa ter mais investimento, mas a principal causa é humana", pontua. 

Para o especialista o comportamento do motorista é importante para garantir a segurança da via. Ele relembra que a SP-354 é uma rodovia que conta com condições diferentes a cada trecho e, por isso, o cuidado é fundamental.

"É uma via em que o motorista precisa ter muita paciência e prudência. Tem trechos em que vai haver serração, outros, curvas acentuadas. Por isso, é importante que em toda a viagem ele tenha um comportamento adequado para evitar as tragédias, salienta. 

Duplicação ainda não é realidade 

Mesmo com os altos números de acidentes e a importância da rodovia para o Estado, ainda não há planos de quando a SP-354 deve ser duplicada.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vinculado à Secretaria Estadual de Logística e Transportes, publicou no "Diário Oficial do Estado", o edital para a contratação de projetos executivos de obras em diversas rodovias do estado de São Paulo.

Na lista de obras aparece investimentos na Rodovia Edgar Máximo Zambotto (SP-354).

Dividido em 15 lotes, serão investidos R$ 242,6 milhões em 56 projetos para 1.774 quilômetros de vias. Os investimentos previstos fazem parte do programa Pró SP, um amplo pacote de obras estruturantes do governo para auxiliar na retomada do crescimento econômico, oferta de emprego e geração de renda.

O edital pode ser consultado no site www.der.sp.gov.br. As empresas interessadas têm até o dia 14/03/22, às 10h, para apresentarem as propostas. Após a contratação, as vencedoras terão 14 meses para entregarem os projetos executivos 

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