Sábado, 23 de novembro de 2024
(11) 91135-9081
Saúde

29/11/2019 às 17h46 - atualizada em 29/11/2019 às 17h50

458 visualizações

Redacao

Cajamar / SP

Cerca de 135 mil brasileiros não sabem que estão com HIV, estima Ministério da Saúde
Neste domingo (1) acontece o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Todo o tratamento contra HIV e AIDS é oferecido pelo SUS, gratuitamente.
Cerca de 135 mil brasileiros não sabem que estão com HIV, estima Ministério da Saúde
Foto: Reprodução/Getty Images
O Ministério da Saúde estima que 135 mil brasileiros vivem com HIV e não sabem. Neste domingo (1) acontece a campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, o intuito é incentivar as pessoas que se colocaram em risco a procurar uma unidade de saúde para realizar o teste rápido. As informações são do G1.

Com o tratamento adequado, o vírus da doença fica indetectável, ou seja, não será transmitido pela relação sexual, e a pessoa não irá desenvolver sintomas da Aids, segundo o Ministério Público. Todo o tratamento contra HIV e AIDS é oferecido pelo SUS, gratuitamente.

De acordo com o diretor do departamento de doenças crônicas e infecções sexualmente transmissíveis, Gerson Pereira, o país adotou a recomendação do início do tratamento para todas as pessoas após o diagnóstico de HIV, independente da condição clínica do paciente.

“Os últimos dados mostram que a pessoa diagnosticada com HIV tem praticamente o mesmo tempo de vida que uma pessoa que não vive com o vírus", afirmou.
Segundo o governo, por conta do tratamento mais acessível, os casos de Aids reduziram em 13,6% entre 2014 e 2018. O número equivale a 12,3 mil casos evitados da doença. Já o número de mortes caiu em 22,8% nesse mesmo período, evitando 2,5 mil óbitos.

Campanha

Nesta sexta-feira (28), o Ministério da Saúde lançou uma campanha que celebra as conquistas dos 31 anos do Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Com o slogan “HIV/AIDS. Se a dúvida acaba, a vida continua”, a ação quer mudar, na população jovem brasileira, a atitude e a percepção da importância da prevenção, teste e tratamento contra o HIV.
Até dezembro de 2019, a previsão é distribuir 462 milhões de preservativos masculinos, e 7,3 milhões de unidades de preservativos femininos. Até o final de dezembro, está previsto a finalização da entrega de 12,1 milhões de testes rápidos de HIV, para diagnóstico de pessoas infectadas.


FONTE: G1

Deixe seu Comentário
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 - Tribuna Notícia