Máscaras deixarão de ser obrigatórias ao ar livre no estado de SP a partir de 11 de dezembro
O uso continua obrigatório em áreas internas e no transporte público. Prefeituras terão autonomia para escolher se vão seguir ou não a decisão do governo.
O uso de máscara de proteção continuará obrigatório em ambientes fechados - Foto: Divulgação/Governo de São Paulo
O governo de São Paulo vai liberar a obrigatoriedade do uso da máscara em ambientes externos a partir do dia 11 dezembro. O anúncio foi feito pelo governador João Doria em coletiva de imprensa no início da tarde desta quarta-feira (24).
O uso continuará
obrigatório em áreas internas e no transporte público, inclusive dentro das estações e terminas de ônibus.
Para a decisão, o Comitê Científico considerou a queda sustentável no número de novos casos de Covid-19 em São Paulo e a diminuição das taxas de internação e óbitos pela doença nas últimas semanas, além do avanço da vacinação no Estado, que já tem cerca de 75% da população com as duas doses.
O governo estima que a taxa de imunização era atingir a marca de 80% ao fim do mês de novembro.
Os municípios do estado escolhem se vão seguir ou não a decisão do governo. Isso porque, as medidas de combate à pandemia seguem vigentes e exigem que sejam cumpridas sempre as orientações mais restritivas quando há desacordo entre prefeituras e governo estadual.
Ou seja, as prefeituras que não desobrigarem o uso da máscara em espaço aberto terão sua determinação como a oficial, mesmo que o estado tenha determinado o contrário.