A nova região metropolitana paulista será composta sete municípios e cerca de 800 mil habitantes. Proposta segue para sanção do governador de São Paulo, João Doria.
A nova região metropolitana paulista será composta por sete municípios - Foto: Divulgação/Prefeitura de Jundiaí
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou o Projeto de Lei Complementar que cria a Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ). A proposta segue agora para sanção do governador de São Paulo, João Doria, e vai passar a valer a partir da data de publicação no Diário Oficial do Estado.
A nova região metropolitana paulista será composta pelos municípios de Jundiaí, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Louveira e Várzea Paulista, que antes formavam a Aglomeração Urbana de Jundiaí. Juntas, os municípios somam quase 1 milhão de pessoas.
Segundo a Prefeitura de Jundiaí, com a aprovação do projeto de lei, as cidades passam a ter vantagens no desenvolvimento econômico regional e no planejamento integrado das políticas públicas para a nova região, em áreas como saúde, habitação, segurança, abastecimento de água, tratamento de resíduos, entre outras, e com mais autonomia em relação a outras regiões do Estado.
A criação da Região Metropolitana de Jundiaí faz parte do projeto do governo de reorganização do território estadual para a promoção de políticas públicas e facilitação da captação de recursos para investimentos.