Agentes sanitários fazem fiscalização visando evitar a proliferação do Aedes Aegypti. Prefeitura reforça conscientização para evitar criadouros do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Agentes sanitários fazem fiscalização visando evitar a proliferação do Aedes Aegypti - Foto: Arquivo/Prefeitura de Cajamar
Com a chegada da temporada de chuvas, a Prefeitura de Cajamar tem intensificado as ações de prevenção ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Por conta do maior volume de água, pode haver acúmulos em baldes, vasos e outros recipientes, facilitando a proliferação do inseto.
Essa semana, entre os dias 08 e 12 de novembro está acontecendo a Semana Estadual de Mobilização para prevenção das Arboviroses, vírus transmitidos pela picada do Aedes aegypti.
Agentes estão visitando casas, terrenos e áreas públicas em todos os bairros de Cajamar. O objetivo é vistoriar as áreas para ver se há focos de criadouros do mosquito. Além disso, a equipe da Divisão de Zoonoses está passando com carro de nebulização no combate ao Aedes aegypti.
A Secretaria de Saúde reforça ainda que, caso o munícipe apresente sintomas como dor de cabeça, cansaço, febre, dores musculares, vômitos, enjoos, deverá procurar imediatamente uma Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.
Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com Divisão de Zoonoses pelo telefone (11) 4446-0118.
Prevenção
O Aedes aegypti não escolhe um criadouro específico. Basta um pouco de água em qualquer recipiente para que ele deposite seus ovos. No entanto, ações simples e rápidas podem ajudar no combate ao mosquito. É importante não deixar água parada e verificar locais óbvios, como calhas, caixa d’água, vasos de plantas e pneus, por exemplo. Também é fundamental fazer uma varredura em ralos e vasos sanitários, espaços por vezes esquecidos.