A paciente era uma mulher de 56 anos, obesa, com apenas uma dose da vacina recebida. Segundo a prefeitura, que foram registrados 42 casos de pessoas com Covid contaminadas com a variante delta.
Foram registrados 42 casos de pessoas com Covid contaminadas com a variante delta - Foto: Secom/Prefeitura de Jundiaí/Divulgação
A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde de Jundiaí confirmou a primeira morte causada pela variante delta do coronavírus no município. A informação foi divulgada pela prefeitura nesta terça-feira (21).
A paciente era uma mulher de 56 anos, obesa, com apenas uma dose da vacina recebida. Segundo a prefeitura, os sintomas começaram no dia 23 de agosto e a morte foi registrada no dia 2 de setembro.
Segundo a gestão municipal, já foram registrados na cidade 42 casos de pessoas com Covid contaminadas com a variante delta, cerca de 1% do total de doentes. O primeiro caso da variante foi identificado em 16 de julho e
confirmado em agosto.
A variante delta do coronavírus se tornou a nova fonte de preocupação no combate à pandemia de Covid-19, mesmo entre países com ritmo avançado de vacinação. Assim como as outras variantes de preocupação (alpha, beta e gamma), ela é mais transmissível. Entretanto, ainda não é possível afirmar se as variantes provocam casos mais graves ou se são mais letais.
Até a tarde de segunda-feira (20), Jundiaí contabilizava 55.122 casos de Covid, com 1.583 mortes, 52.956 pacientes recuperados e 583 casos ativos. A ocupação dos leitos Covid na cidade era de 73% na rede pública e 38% na privada.