As trilhas liberadas ao público estarão sinalizadas e é obrigatório o uso de máscaras. Incêndio consumiu cerca de 53% da vegetação da unidade de conservação.
Criado em 1993, o parque abriga o último grande remanescente de Cerrado na região metropolitana de São Paulo - Foto: Secom/Prefeitura de Franco da Rocha/Divulgação
O Parque Estadual do Juquery, em Franco da Rocha, vai reabrir no sábado (18) após o
incêndio que atingiu a floresta da área no dia 22 de agosto.
As trilhas do parque estarão liberadas ao público e serão sinalizadas. O uso de máscara permanece obrigatório. A administração do parque pede aos visitantes não joguem sementes de nenhuma espécie dentro do parque e que acompanhem o processo de regeneração natural do cerrado.
Criado em 1993, o parque abriga o último grande remanescente de Cerrado na região metropolitana de São Paulo. O local foi criado com o objetivo de conservar mata nativa e áreas de mananciais do Sistema Cantareira.
Incêndio atingiu 53% da vegetação
O incêndio no Parque Estadual do Juquery começou na manhã do dia 22 de agosto, mobilizou mais de 300 brigadistas e durou quatro dias. A Prefeitura de Franco da Rocha informou que o incêndio foi provocado pela queda de um balão.
Atualmente, sete baloeiros são investigados pela Polícia Civil e pelo Ministério Público (MP) por suspeita de terem causado o incêndio.
Segundo um levantamento do Centro de Monitoramento da Fiscalização e Biodiversidade, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente do estado de São Paulo, o incêndio consumiu cerca de 53% da vegetação da unidade de conservação.
FONTE: G1