Variante é a mais transmissível do coronavírus. Na terça (31), estado de SP confirmou 1ª morte pela Delta.
Variante delta é mais transmissível porque pode levar maior carga viral ao infectado — Foto: Getty Images via BBC
Francisco Morato confirmou os dois primeiros casos da variante delta da Covid-19 na cidade. A informação foi divulgada pela prefeitura nesta quarta-feira (1º).
Os casos foram notificados por meio do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE). Segundo a prefeitura, os pacientes estão sob cuidados domiciliares e sendo monitorados pela vigilância em saúde do município.
Em nota, a prefeitura destacou que, mesmo com o avanço da vacinação no município, que registrava até ontem (1º) a marca de 97% da população elegível para vacina imunizado com pelo menos a primeira dose ou dose única, os cuidados devem permanecer.
“A vacina aliada aos protocolos sanitários nos garantem uma maior proteção. Portanto é de extrema importância seguirmos utilizando máscara todas as vezes que precisarmos sair de casa, higienizar as mãos constantemente e, sempre que possível, evitar aglomerações pois o vírus continua em circulação” destacou a gestão municipal.
Riscos da variante
A mutação delta se espalha muito mais rápido, tem maior probabilidade de infectar vacinados e pode desencadear doenças mais graves nas pessoas não vacinadas em comparação com todas as outras variantes de coronavírus conhecidas. Por isso, a variante delta do coronavírus se tornou a nova fonte de preocupação no combate à pandemia de Covid-19.
Segundo o Ministério da Saúde, até terça-feira (31) o Brasil tinha 1.573 casos confirmados da Delta e 58 óbitos causados pela variante. Também na terça-feira, o governo de São Paulo, confirmou o primeiro óbito pela variante.