Entre os vilões do consumo estão equipamentos que consomem energia para gerar calor, como chuveiro elétrico, secadora de roupas, aquecedor e ferro de passar.
Separamos algumas dicas que podem te ajudar na hora de economizar - Foto: Ana Flávia Rodrigues
A conta de luz vai pesar ainda mais no bolso do consumidor. A "bandeira tarifária escassez hídrica" entrou em vigor nesta quarta-feira (1º) e adicionou R$ 14,20 às faturas para cada 100 kW/h consumidos. Na prática, as contas de luz devem encarecer quase 7%.
E para reduzir o impacto desse aumento, não há segredo: é preciso economizar energia elétrica. Separamos algumas dicas que podem te ajudar na hora de economizar.
• Evite o modo ‘stand-by dos aparelhos
Nunca deixe os aparelhos ligados no "modo espera". Não há necessidade de continuar consumindo energia se você não os está utilizando. Tire o eletrodoméstico da tomada quando não estiver em uso.
• Fuga de energia
Instalações elétricas antigas ou defeituosas podem causar fuga de energia. É importante sempre contar com a avaliação de um eletricista de sua confiança, para garantir o bom funcionamento da rede interna. Não deixe fios expostos nos telhados, paredes e jardins. Além do risco de choque elétrico, eles são mais suscetíveis às fugas de energia.
•
Lâmpadas LED são a melhor escolha
Dê sempre preferência às lâmpadas LED. Elas consomem até 80% menos que as lâmpadas convencionais.
Dicas bônus: Evite acender luzes em ambientes já naturalmente iluminados. A luz natural do dia ajuda a reduzir o desperdício de energia.
Aparelhos elétricos eficientes ajudam na economia.
• Aparelhos elétricos eficientes ajudam na economia
Eletrodomésticos mais antigos costumam ser menos eficientes. Se puder, substitua-os por aparelhos mais novos e com selo PROCEL de eficiência energética e com potências mais eficientes.