Com o aumento do preço do gás, a saída é encontrar formas de economizar no uso. Confira alguns detalhes que podem te ajudar a economizar gás de cozinha e que farão diferença na economia.
Com o preço do botijão, ninguém quer gastar mais, né? - Foto: Reprodução/Pixabay
Não tem jeito: com o aumento do preço do gás, a saída é encontrar formas de economizar no uso. Diante da situação, muitos estão buscando alternativas de como economizar gás de cozinha.
E esse gasto pode impactar o orçamento de muitas famílias. Por isso, tenha atenção com alguns detalhes que podem te ajudar a economizar gás de cozinha, e que farão diferença na economia.
Cuidados com a limpeza do fogão
O ideal é que as chamas do fogão sempre estejam azuis. Se estiverem amareladas ou alaranjadas, é porque os bocais estão sujos ou não estão funcionando corretamente. Nestes casos, elas gastam mais gás!
Forno aberto: gás pelos ares
Essa história de ficar abrindo e fechando a porta do forno enquanto ele está ligado, é péssima para o seu bolso. Evite fazer isso e tente colocar mais de um alimento para assar de uma vez – e, de preferência, que tenham o mesmo tempo de cozimento.
Fechando as panelas na hora do preparo
Quando a receita permitir, cozinhe com as tampas. Elas ajudam muito na hora de cozinhar mais rápido. Além disso, utilizar panelas menores também ajudam nessa tarefa, uma vez que elas demoram menos tempo para esquentar ou cozinhar o alimento.
Portas e janelas fechadas
Locais com correntes de ar também prejudicam o cozimento, pois diminuem a potência da chama e, consequentemente, aumentam o tempo. Se possível, não instale seu fogão onde tiver correntes de ar e feche portas e janelas para acelerar o processo.
Panela de pressão e alimentos menores são aliados
Para preparar alimentos mais duros, como feijão e carnes, utilize panelas de pressão. Além disso, teste cozinhar os alimentos em pequenos pedaços. A comida fica pronta mais rápido, gerando economia de gás.
Vapor é um excelente aliado
Aproveite o vapor da panela onde faz algumas receitas, como o arroz, para cozinhar legumes. Coloque em cima da panela um escorredor metálico que se encaixe bem, disponha os legumes picados dentro e tampe. Os legumes cozinharão no vapor do arroz e você economizará gás e tempo.
Você sabia que a panela certa ajuda a economizar gás?
Panela velha pode até fazer comida boa, mas é um problema na conta do gás! Fundos gastos e tortos só fazem você gastar mais, então, vale a pena fazer um investimento e trocar as suas panelas. Opte por modelos com fundo duplo e de materiais como inox ou cerâmica, que retêm o calor e cozinham os alimentos em menos tempo, economizando gás de cozinha.