Dados da Secretaria de Segurança Pública mostram ainda redução nos indicadores de estupro vulnerável, tentativa de homicídio e nos casos de latrocínio.
Foto: Dario Souza/SECOM/PMSP/divulgação
Dados divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) Segurança Pública com números da pandemia, apontam que Santana de Parnaíba reduziu a maioria dos índices avaliados, comparando-se o primeiro semestre de 2021 com o mesmo período do ano passado.
Segundo os dados, mesmo com o cenário de pandemia, a cidade apresentou uma queda de 14,5% nos índices de violência doméstica no comparativo entre o primeiro semestre de 2020 e 2021.
Nos dados consolidados da SSP do mês de junho deste ano, a cidade apresenta uma redução nos indicadores de estupro vulnerável, de 57,14%, na contramão de todo o panorama da região metropolitana, onde houve aumento de 39,32%.
Outro indicativo que aparece em queda é de roubo com 12,5% de redução no comparativo entre os períodos.
A prefeitura destaca ainda o comparativo, feito entre o mês de junho nos anos de 2018 e 2020. Neste período, a cidade Parnaíba apresentou quedas nos índices de furto de veículos (25%) e tentativa de homicídio (50%). Já os casos de latrocínio, que na contramão da região e do estado, tiveram altas de 200% e 30%, reduziram em 100% em Santana de Parnaíba.
Segundo a prefeitura, os dados são importantes, já que serão utilizadas pelo departamento de inteligência da Guarda Municipal para coibir ainda mais este tipo de ilícito.
Investimentos contribuem com a Segurança Pública
A Prefeitura de Santana de Parnaíba destaca que os investimentos contribuem com os dados da Secretaria de Segurança Pública. Entre eles, está o programa de iluminação pública, que já levou luz de LED em 100% das vias públicas da cidade.
A gestão municipal destaca ainda uma série de novos investimentos para o setor, como a construção do novo quartel da Guarda Municipal, o novo Batalhão da Polícia Militar, que ficará em local estratégico, proporcionando melhorias na atividade policial, além da Delegacia de Polícia, que também ganhará nova sede.
Além disso, há também o aumento do poder de fogo da Guarda Municipal com a aquisição de novos armamentos, a renovação da frota de viaturas e a instalação de 500 novas câmeras de monitoramento por toda a cidade, são outras ações que já estão previstas na cidade.
FONTE: SECOM/PMSP