Incêndio na Serra do Japi teve início na sexta (20) e fogo se espalhou por áreas de Cabreúva, Pirapora do Bom Jesus e Cajamar. O helicóptero Águia da Polícia Militar foi acionado para o atendimento no Morro do Rosário, em Jordanésia.
Bombeiros combatem incêndio de grandes proporções na Serra do Japi — Foto: Defesa Civil/Divulgação
Focos de incêndios registrados em ao menos quatro cidades da região estão mobilizando o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil. Uma das áreas mais atingidas pela queimada foi entre uma área de difícil acesso na Serra do Japi, em um trecho de Cabreúva.
O incêndio teve início na sexta-feira (20) e fogo se espalhou por áreas de Cabreúva, Pirapora do Bom Jesus, Cajamar e Jundiaí.
Mais de dois milhões de metros quadrados foram destruídos pelo fogo, segundo a Defesa Civil. As equipes que combatem o fogo tiveram o apoio do Helicóptero Águia, da Polícia Militar. Até as 12h desta segunda-feira (23), o fogo continuava na área.
“Estamos fazendo aceiros e abrindo estradas na tentativa de segurar o fogo para que não avance mais. Trabalhamos a noite toda, fizemos o combate, seguramos as queimadas e agora estamos aqui tentando controlar esse incêndio que já queimou mais de dois milhões de metros quadrados”, lamenta Alex Barbosa, coordenador da Defesa Civil.
Além da Serra do Japi, focos de incêndio também estão sendo registrados em Cajamar nesta segunda-feira (23). Segundo a prefeitura, um balão que caiu na região do Pico do Jaraguá teria sido o causador da queimada que se alastrou e causou incêndios de grandes proporções no morro ao lado dos bairros da Chácara Rosário, Scorpions, Gato Preto e Cajamar-Centro.
Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e brigadistas voluntários foram reunidos aos locais para combater as chamas. O helicóptero Águia da Polícia Militar também foi acionado para o atendimento no Morro do Rosário, em Jordanésia.
Incêndio atingiu o Morro do Rosário, no distrito de Jordanésia - Fotos: Kaio Ignácio