Bombeiros estimam que 60% da vegetação do parque já foi queimada. Segundo prefeitura, fogo começou após queda de balão. Tempo seco e calor favorecem a propagação das chamas.
Na manhã desta segunda, o parque tinha ao menos três focos de incêndio - Foto: Prefeitura de Franco da Rocha/Divulgação
Na manhã desta segunda-feira (23), o Corpo de Bombeiros continua combatendo um incêndio de grandes proporções no Parque Estadual do Juquery, em Franco da Rocha, na Grande São Paulo. A Prefeitura informou que o incêndio foi provocado pela queda de um balão, por volta das 9h deste domingo (22).
Além dos bombeiros, a Defesa Civil e brigadistas voluntários estão no local para combater as chamas, mas o relevo do parque e o vento forte dificultam os trabalhos. O helicóptero Águia da Polícia Militar também foi acionado para o atendimento.
Na manhã desta segunda, o parque tinha ao menos três focos de incêndio. Segundo o Corpo de Bombeiros, mais de 1.200 hectares, ou seja, 60% da vegetação, já foi queimada.
Pelas redes sociais, a Prefeitura informou que não há estimativa sobre a área devastada. “Infelizmente ainda há focos de incêndio no Parque Estadual Juquery e as equipes seguem com os trabalhos para conter as chamas” divulgou a administração por volta das 7h desta segunda (23).
O Parque Estadual do Juquery possui quase 2 mil hectares de área, com vegetação de cerrado. Ele fica entre os municípios de Caieiras e Franco da Rocha. O incêndio causa um impacto que vai além do município de Franco da Rocha. Moradores das Zona Oeste, Norte e região central da capital paulista relataram uma “chuva de cinzas”. Diversas residências tinham cinzas da queimada.
Fotos: Divulgação/Secom/PMFR
Seis suspeitos foram presos
Seis baloeiros foram detidos na noite deste domingo (22), em Franco da Rocha, pela Guarda Municipal. O material usado para soltar balões foi apreendido. Os seis suspeitos pagaram a fiança de R$ 3 mil cada e foram liberados por volta das 2h desta segunda (23).