SP: Restrições de horário e público para comércios e serviços terminam hoje (16) no estado
A partir de amanhã, não haverá limites de horário, nem de taxa de ocupação nos estabelecimentos comerciais do estado.
Estabelecimentos podem ter 100% da capacidade e não haverá mais horário limite de funcionamento - Foto: Arquivo/Tribuna Notícia
Esta segunda-feira (16) é o último dia das restrições de horário e de público para os comércios e serviços no estado de São Paulo. A flexibilização acontece após o avanço da vacinação contra Covid-19 no estado e queda no número de internações.
A partir desta terça (17), portanto, bares voltam a reabrir, estabelecimentos podem ter 100% da capacidade e não haverá mais horário limite de funcionamento.
Também serão liberados os eventos sociais, os museus e as feiras corporativas, com controle de público, desde que não gerem aglomerações. Protocolos sanitários devem ser respeitados: uso obrigatório de máscara, higienização com álcool em gel e proibida aglomeração.
A decisão é válida até 31 de outubro. Estão excluídos da flexibilização as seguintes atividades: shows com público em pé, torcidas e pistas de dança até 1º de novembro, quando 90% dos adultos devem ter sido completamente vacinados. Nesta data, segundo o governo, todos os eventos estarão liberados no estado.
Na retomada segura, as regras gerais e setoriais de segurança sanitária continuarão as mesmas da fase de transição e válidas para os 645 municípios. As prefeituras deverão manter a autonomia para determinar rigidez de restrições se as circunstâncias locais da pandemia e capacidade hospitalar tiverem piora.