IPCA de julho fechou em 0,98% na Grande São Paulo, contra 0,96% na média nacional. Dos oito grupos de produtos pesquisados pelo IBGE para compor o índice de inflação, sete tiveram aumento.
Foto: Reprodução/Divulgação
Dados divulgados nesta terça-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – a inflação oficial do país – subiu acima da média na região metropolitana de São Paulo.
O aumento de preços em julho foi de 0,98% na Grande São Paulo, contra 0,96% na média nacional. No acumulado dos últimos 12 meses, a inflação em São Paulo foi de 8,3%.
Segundo a pesquisa, a variação para um mês de julho foi a maior desde 2002. Dos oito grupos de produtos pesquisados pelo IBGE para compor o índice de inflação, sete tiveram aumento.
Já no item habitação, que inclui a conta de luz e também aluguéis e condomínios, foi o que mais subiu: 4%. Segundo os especialistas, os aumentos na conta de luz devem continuar, se não voltar a chover na região Sudeste.
Artigos para casa e gastos com transportes, o que inclui os combustíveis, subiram em torno de 1,3% em julho.
A inflação volta a assustar e encurtar o horizonte de quem controla o orçamento de casa. A população da Grande São Paulo já sentiu no bolso os efeitos do aumento, especialmente na conta de luz.