Joyce Fernanda de Oliveira, Thomaz Ruan de Moraes e Alessandro Tosim, de Jundiaí, estão entre os brasileiros convocados. Paralimpíadas de Tóquio começam no dia 24 de agosto.
Thomaz Ruan Moraes representa Jundiaí no atletismo — Foto: Prefeitura de Jundiaí/Divulgação
Três atletas de Jundiaí que vão representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio já estão no Japão. A competição mundial se inicia no dia 24 de agosto e vai até 5 de setembro. O trio embarcou para Tóquio na madrugada de quinta-feira (5).
Entre os 253 integrantes da delegação brasileira que irão até o Japão, três dos convocados são representantes de Jundiaí: Joyce Fernanda de Oliveira, do tênis de mesa; Thomaz Ruan de Moraes, do atletismo; e Alessandro Tosim, técnico da seleção brasileira masculina de goalball.
Atletismo
Bicampeão mundial de jovens (em 2017 e 2019), Thomaz Ruan de Moraes começou bem cedo no Peama (Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas), da Unidade de Gestão de Esportes da Prefeitura de Jundiaí.
O atleta nasceu com uma má formação no braço, mas isso não o impediu de sonhar. Aos seis anos, Thomaz começou a vida no esporte e passou por várias modalidades: natação, futebol e ciclismo.
Thomaz Ruan Moraes no atletismo – Foto: Douglas Magno/Exemplus/CPB
Aos 19 anos, ele já foi três vezes ouro no Parapan Jovem, duas vezes prata no Mundial em 2017, duas vezes prata e bronze no Mundial da Suíça, e ouro no Grand Prix de Berlim em 2018. A rotina de preparação foi realizada no Centro Paralímpico, em São Paulo, onde ele chegou a treinar três horas por dia, de olho em uma medalha em Tóquio.
Goalball
Alessandro Tosim não tem deficiência, mas também carimbou o passaporte para as Paralimpíadas de Tóquio como técnico da seleção brasileira de goalball, um esporte jogado por cegos.
No currículo, Tosim, que parte para seu terceiro Jogos, coleciona duas medalhas paralímpicas: prata em Londres 2012 e bronze na Rio 2016, além de levar o Brasil ao tricampeonato dos Jogos Parapan-Americanos e ao bicampeonato mundial.
Alessandro Tosim é técnico da seleção brasileira de goalball — Foto: Prefeitura de Jundiaí/Divulgação
Em Tóquio, a equipe de Tosim terá pela frente a Lituânia, medalhista de ouro na Rio 2016, os Estados Unidos, que foram prata na última edição dos Jogos, o anfitrião Japão além da campeã africana, a Argélia. A estreia será no dia 24 contra a Lituânia. No outro grupo, estão: Alemanha (campeã europeia e vice mundial), Bélgica, China (campeã asiática), Turquia e Ucrânia.
Tênis de mesa
Paratleta do tênis de mesa, Joyce Fernanda de Oliveira é destaque no Brasil há muitos anos e já virou referência na modalidade. Ela já tem no currículo duas Paralimpíadas: a de Londres em 2002 e a do Rio em 2016.
Nos últimos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 – Joyce conquistou duas medalhas de ouro na competição, uma por equipes e uma individual. Em 2019, foi homenageada pela Câmara de Jundiaí por conta destas medalhas.
Joyce Fernanda de Oliveira é destaque no tênis de mesa — Foto: Prefeitura de Jundiaí/Divulgação