Apenas nas cidades em que houver decreto municipal limitando as atividades escolares é que não ocorrerão aulas presenciais.
Fatec Guarulhos, localizada na Região Metropolitana, realizou atividades em sala de aula com os alunos | Foto: Divulgação
Aulas presenciais marcaram o início desta semana em boa parte das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. O retorno é facultativo neste momento e para os que optarem por não voltar, serão garantidas as aulas remotas.
A gestão estadual reforça que, apenas nas cidades em que houver decreto municipal limitando as atividades escolares é que não ocorrerão aulas presenciais.
Recentemente, o Governo de São Paulo autorizou a retomada das aulas presenciais na Educação Básica (que inclui as Etecs) para todos os alunos, respeitando os limites das instalações físicas e o cumprimento dos protocolos sanitários, a partir de agosto. No ensino superior, o número de estudantes não poderá ser superior a 60% da capacidade em cada período.
Protocolos para a retomada
Para atender ao distanciamento de, no mínimo, um metro é possível que as escolas tenham que organizar um revezamento de alunos nas salas de aula. Portanto, as unidades do CPS ofertarão aulas presenciais e online, para que todos os estudantes tenham acesso ao conteúdo. Vale ressaltar a importância do contato humano, pessoal e presencial, nesse momento em que muitos jovens estão mais sensíveis em consequência das perdas e incertezas com a situação atual.
O Paula Souza criou, ainda em 2020, um protocolo baseado nas orientações das autoridades sanitárias e comprou itens como máscaras de proteção, face shields, totens, tapetes sanitizantes, termômetros digitais e álcool em gel, visando contribuir para a segurança dos alunos, professores e servidores administrativos.
Mais informações sobre as unidades em funcionamento podem ser acessadas no site
www.cps.sp.gov.br.