Fase de transição do Plano SP vai até 31 de julho; entre os dias 1º e 16 de agosto, comércio poderá funcionar com 80% da capacidade até às 23h.
Segundo a gestão, o horário de restrição de circulação nas ruas das 23h às 5h, está suspenso -Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (28) que ampliará o horário de funcionamento do comércio. De acordo com o novo anúncio, feito em coletiva de imprensa, governo estadual acabará com restrições de horários a partir de 17 de agosto.
"Ainda mantendo o uso de máscara, uso de álcool em gel, seguindo os protocolos de distanciamento e os demais protocolos de cuidados pessoais e coletivos, já estaremos com novas regras de funcionamento a partir do dia 17 de agosto", disse o governador João Doria.
Atualmente, todo o estado encontra-se na fase de transição, esta etapa teve início em 9 de julho e se encerra neste sábado (31). Entre os dias 1º e 16 de agosto, comércio e demais atividades econômicas poderão funcionar com 80% da capacidade.
Segundo a gestão, o horário de restrição de circulação nas ruas das 23h às 5h, está suspenso. Os parques estaduais também poderão voltar aos seus horários regulares de antes da pandemia a partir de 1º de agosto. Eventos com aglomerações continuam proibidos em todo o estado.
O governo paulista afirma que o anúncio acontece após o avanço da vacinação contra Covid-19 no estado e queda no número de internações. Até esta terça-feira (27), a taxa de ocupação dos leitos de Covid-19 era de 54% no estado e de 49,6% na Grande São Paulo.
Veja como vai ficar
•
Até 31 de julho: Fase de Transição
– Permitido o funcionamento de atividades comerciais presenciais, restaurantes e similares, academias de ginástica, atividades culturais e salões de beleza das 6h às 23h; além das atividades religiosas coletivas.
–Ocupação de até 60% da capacidade do estabelecimento
•
De 1º a 16 de agosto:
– Permitido o funcionamento de atividades comerciais presenciais das 6h à 00h;
– Ocupação de até 80% da capacidade do estabelecimento;
– O acesso de clientes a shoppings, galerias, lojas de rua, bares e restaurantes deverá ser interrompido às 23h, com atendimento permitido até meia-noite.
•
A partir de 17 de agosto: Retomada segura
– A expectativa do governo é eliminar todas as restrições de horário e liberar atendimento presencial com capacidade de 100%, mas mantendo as regras para máscaras, distanciamento e protocolos de higiene em vigor no estado.