Atualmente 4.229 famílias são beneficiadas pelo programa na cidade. No ano anterior, a unidade registrou 4.757 cadastros.
Foto: Divulgação/Reprodução
Em recente levantamento, divulgado pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Jundiaí registrou uma queda no número de famílias atendidas pelo programa Bolsa Família, do Governo Federal. Os dados correspondem aos últimos 12 meses do ano. As informações são do Jornal de Jundiaí.
Segundo a UGADS, atualmente 4.229 famílias são beneficiadas pelo programa na cidade. No ano anterior, a unidade registrou 4.757 cadastros, uma queda considerável no comparativo.
Além do benefício básico, para quem recebe até R$ 178,00 reais, por pessoa na mesma família, existem outras modalidades inclusas no programa, como em casos de gestantes, crianças, jovens, e superação de pobreza. Segundo a pesquisa, o número salta para 7.823 beneficiados.
Ainda segundo a pesquisa, 87,22% dos benefícios constam como liberados, 9,04% estão bloqueados e 3,75% estão suspensos. Isso acontece quando são notadas inconsistências no cadastro dos beneficiados. Caso não haja atualização do cadastro em seis meses, o Ministério da Cidades bloqueia o benefício, e em mais seis meses o serviço é cancelado.
Muitos são os fatores responsáveis pela variação no número de adesões. Em alguns casos, quando algum membro da família consegue um emprego que resulta no limite de renda, ultrapassando o valor. Outros exemplos são a falta de atualização do cadastro ou o descumprimento de condicionalidades, dentre elas a falta de frequência escolar dos filhos ou ausência de vacinas nas carteiras infantis.
Cadastro municipal
O Bolsa Família é um programa de responsabilidade do Ministério da Cidadania e é operacionalizado pela Caixa Econômica Federal, sendo que cada município é responsável por realizar o cadastro dos beneficiários.
FONTE: Jornal de Jundiaí