Segundo o governador João Doria, a partir do ano que vem cerca de 1.855 escolas públicas estaduais em São Paulo terão ensino integral em 427 municípios paulistas. 387,3 mil novos estudantes devem ser atendidos pelo programa a partir de janeiro.
O número de municípios com PEI passará de 309 para 427 - Foto: Governo do Estado de São Paulo
O governo de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (12) a expansão do Programa de Ensino Integral (PEI) para mais 778 escolas do estado em 2022.
O Programa Ensino Integral (PEI) foi lançado em 2012. Até agora, fazem parte do PEI 1.077 escolas, com 437 mil estudantes do ensino fundamental e ensino médio. Com a nova expansão, a expectativa é que 387,3 mil novos alunos de ensino fundamental e ensino médio estudem em uma escola de tempo integral, totalizando 834 mil. O número de municípios com PEI passará de 309 para 427.
O Plano Nacional de Educação (PNE) prevê que 50% das escolas públicas sejam de tempo integral no Brasil até 2024. Esse porcentual chegará a um terço das 5,6 mil escolas da rede estadual paulista. Já em relação às matrículas, a meta do PNE é chegar a 25% em escolas de tempo integral em 2024 - índice que pode ser atingido por São Paulo no ano que vem.
O destaque para esses novos lotes de escolas em tempo integral são oito cidades com mais de 50 mil habitantes: Piracicaba, Mirassol, Campo Limpo Paulista, Lorena, Avaré, Barretos, Olímpia e Fernandópolis, que passarão a oferecer o PEI em 80% das escolas, segundo o governo paulista.
O modelo é visto como uma estratégia para alavancar os indicadores de desempenho dos estudantes no Estado. Nas escolas de tempo integral, os alunos têm jornada de até 9 horas, com atividades complementares como preparação acadêmica e orientação de estudo. Pesquisas já evidenciaram a relação entre as escolas de tempo integral e melhorias nos indicadores de aprendizagem no Brasil.
De acordo com a Secretaria de Educação, em 2019, as escolas participantes do PEI tiveram crescimento de 1,2 ponto percentual no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – indicador do governo federal para medida a qualidade do ensino. Nas escolas regulares, o avanço ficou em apenas 0,6 ponto percentual.