Governo de SP amplia vacinação da gripe para população em geral a partir de segunda (12)
Imunização para toda a população acontecerá com as doses remanescentes que seriam aplicadas entre as faixas etárias prioritárias. Campanha de imunização de prioritários termina na sexta (9).
A ampliação da vacinação para toda a população acontece devido à baixa procura dos grupos prioritários - Foto: Agência Brasil
O governo de São Paulo decidiu ampliar a campanha de vacinação contra a gripe a partir de segunda-feira (12) para toda a população paulista, após o término da imunização dos grupos prioritários na sexta (9).
A vacinação geral será feita com as doses remanescentes que eram destinadas aos grupos prioritários elegíveis, já que o balanço da última segunda-feira (5) apontou que apenas 45,9% da meta de vacinação foi atingida.
A ampliação da vacinação para toda a população acontece devido à baixa procura dos grupos prioritários. Segundo a gestão, 8,4 milhões de doses foram aplicadas nos públicos-alvo, correspondendo a uma cobertura vacinal de 45,9%, entre um total de 18 milhões de pessoas que integram as categorias indicadas na campanha. Com exceção dos indígenas – único grupo a atingir 100% de cobertura -, todos os demais públicos têm coberturas inferiores a 65%.
Os grupos prioritários ainda podem comparecer aos postos e continuam tendo preferência na imunização a partir do dia 12, mas, enquanto houver doses disponíveis, toda a população poderá se vacinar, informou o governo paulista.
Vacinas: Gripe x COVID-19
Quem receber o imunizante contra a gripe, deverá aguardar 14 dias para tomar a vacina contra o novo coronavírus. A mesma orientação vale às pessoas que tiverem tomado a vacina contra a Covid-19, independentemente de ser primeira ou segunda dose: esperar 14 dias para receber o imunizante contra a gripe.