O aumento médio para o consumidor paulista será de 9,44%, sendo 3,67% para alta tensão, 11,38% para baixa tensão e 11,40% para consumidores residenciais.
A bandeira vermelha 2 já tem alta de 52% em todo o país - Foto: Adriana Toffettia/A7 Press
O reajuste de mais de 10% na conta de luz residencial começou a valer em todo o estado de São Paulo neste domingo (4),
conforme anunciou a Enel, concessionária de distribuição de energia elétrica no estado. A bandeira vermelha 2 já tem alta de 52% em todo o país.
O reajuste foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no dia 29 de junho, logo após a empresa anunciar o aumento da bandeira tarifária vermelha patamar 2 [cobrança adicional aplicada às contas de luz]. A cobrança extra passou de R$ 6,24 para R$ 9,49 a cada 100 kWh consumidos – alta de 52% em todo o país.
De acordo com a empresa, o aumento médio para o consumidor paulista será de 9,44%, sendo 3,67% para alta tensão, 11,38% para baixa tensão e 11,4% para consumidores residenciais.
Estratégias para economizar energia
•
Evite banhos longos: Tome banhos de, no máximo, cinco minutos. Ao ficar tempo demais debaixo do chuveiro, você desperdiça água e consome energia elétrica em excesso, principalmente no inverno.
•
Escolha lâmpadas LED: dê sempre preferência às lâmpadas LED. Elas consomem até 80% menos que as lâmpadas convencionais.
•
Utilize a geladeira com eficiência: evite utilizar a parte de trás da geladeira ou do freezer para secar panos e roupas. Verifique sempre o estado da borracha de vedação e evite abrir a porta a todo momento.
•
Confira os fios de casa: fios desencapados ou expostos podem gerar acidentes e contribuem para perda de energia. O recomendado é trocá-los com urgência.