Sexta, 22 de novembro de 2024
(11) 91135-9081
Brasil

05/07/2021 às 11h29

466 visualizações

/

Terceira e última etapa da campanha de vacinação contra a gripe termina nesta semana
Meta é imunizar pelo menos 90% dos públicos até 9 de julho; até o momento, os percentuais de todos os públicos ainda estão abaixo de 62%; Vacina protege contra formas graves da doença provocada pelos vírus A H1N1 e H3N2 e B.
Terceira e última etapa da campanha de vacinação contra a gripe termina nesta semana
A vacinação contra a gripe ganha ainda mais importância no cenário de pandemia da Covid-19 -Foto: Agência Brasil
Faltando uma semana para o fim da campanha de vacinação contra gripe, a imunização segue registrando baixa adesão da população no estado de São Paulo. Nesta fase, voltada a 5,1 milhões, a meta da Secretaria Estadual de Saúde é imunizar pelo menos 90% do público até 9 de julho, mas a cobertura segue abaixo de 62%, segundo o último levantamento divulgado.

A primeira etapa começou em 12 de abril, voltada a 5,5 milhões de pessoas. Desse total, somente 3,1 milhões aderiram à campanha até o momento, somando 2 milhões crianças (61,7% de cobertura vacinal), 226,1 mil gestantes (51,7%), 815,2 mil profissionais da saúde (52,5%) e 43 mil puérperas (59,9%). Também foram vacinados 6,5 mil indígenas, plenamente alcançados com a campanha.

Outras 7,8 milhões de pessoas estavam incluídas na segunda etapa, realizada a partir de 11 de maio. Somente 4 milhões procuraram os postos até o momento. Entre os idosos, que tradicionalmente têm alto engajamento na campanha, foram aplicadas 3,7 milhões de doses, o que equivale a apenas 51,7% da cobertura vacinal. Também foram imunizados 276,1 mil professores, com 50,7% de alcance (confira abaixo dados por região).

Até o momento, os percentuais de todos os públicos ainda estão abaixo de 62% com exceção dos indígenas, totalmente vacinados.

A Secretaria Estadual de Saúde ressalta que, as pessoas que fazem parte do grupo da primeira etapa da vacinação e ainda não se imunizaram, devem comparecer a uma das unidades de saúde para receber a vacina.

Vacinas: Gripe x COVID-19

Neste ano, a campanha de vacinação contra a Gripe acontece em paralelo com a da Covid-19. Caso a pessoa se enquadre dentro do grupo prioritário das duas vacinas, é importante ficar atento às orientações do Ministério da Saúde.

A recomendação para esses casos é priorizar a vacina contra a Covid-19. É necessário dar um intervalo mínimo de 14 dias entre as duas vacinas porque ainda não se sabe os efeitos de administrar os dois imunizantes simultaneamente.

Tanto gripe quanto Covid-19 são doenças que afetam o sistema respiratório, podem trazer complicações ou sequelas e até matar. Do ponto de vista individual, portanto, a vacinação diminui os riscos à saúde. Já na perspectiva coletiva, imunizar-se é uma atitude que protege toda a comunidade, pois quebra as cadeias de transmissão viral e impede a lotação de hospitais e unidades de terapia intensiva.


Deixe seu Comentário
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 - Tribuna Notícia