Segundo registros oficiais, cerca de 26 mil doses da AstraZeneca fora da validade foram aplicadas em 1.532 municípios. Em Cajamar, as doses teriam sido aplicadas na UBS Enfermeira Leontina Martins Franca, no Parque São Roberto.
Foto: Yves Herman/Reuters
Cerca de 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em unidade de saúde de diversos municípios do Brasil, comprometendo a proteção contra a Covid-19. Os dados foram publicados pelo jornal
Folha de S. Paulo nesta sexta-feira (02).
De acordo com o levantamento, até o dia 19 de junho, as doses com prazo de validade expirado haviam sido utilizadas em 1.532 municípios brasileiros.
A cidade que mais aplicou vacinas com prazo de validade expirado seria Maringá (PR), que vacinou 3.536 pessoas. Na sequência, estão Belém (PA) e São Paulo (SP), com 2.673 e 996, respectivamente.
De acordo com os dados, Cajamar aplicou cinco doses do imunizante fora da validade. As doses teriam sido usadas na UBS Enfermeira Leontina Martins Franca, no Parque São Roberto, em Jordanésia.
Cidades da região também teriam aplicado o imunizante vencido, entre elas, Franco da Rocha, com 4 doses aplicadas, Santana de Parnaíba aplicou em 3 pessoas e Caieiras e Francisco Morato, que aplicaram 1 dose cada. No interior, Jundiaí vacinou 24 pessoas foram vacinadas, já em Cabreúva 3 pessoas receberam a dose vencida.
A AstraZeneca é o imunizante mais utilizado neste ano no Brasil e representa 57% das doses aplicadas. Há, ainda, 114 mil doses desta vacina que venceram, mas ainda não se sabe se foram descartadas ou seguem sendo utilizadas.
Como prevê o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação, quem tomou o imunizante vencido deve se revacinar pelo menos 28 dias depois da dose. Se você recebeu uma dose fora de validade, procure um posto de saúde com sua carteira de vacinação para receber orientações.
É possível saber se você tomou uma dose vencida a partir do registro do lote do imunizante, indicado no registro de vacinação. Estavam vencidos os seguintes lotes: 4120Z001; 4120Z004; 4120Z005; CTMAV501; CTMAV505; CTMAV506; CTMAV520; 4120Z025.