SP tem baixa adesão à vacinação da gripe e Governo convoca população para imunização
Os percentuais de todos os públicos ainda estão abaixo de 62%. É importante que as pessoas tomarem as duas vacinas [covid-19 e gripe], pois ambas são fundamentais e ajudam a evitar complicações respiratórias.
Terceira etapa da campanha termina no dia 9 deste mês e somente 651 mil pessoas destes grupos se imunizaram - Foto: Governo do Estado de São Paulo
A campanha de vacinação contra gripe (Influenza) está perto de terminar a última etapa de imunização dos grupos prioritários e a baixa adesão dos grupos preocupa a Secretaria Estadual de Saúde.
Até o momento, os percentuais de todos os públicos ainda estão abaixo de 62% com exceção dos indígenas, totalmente vacinados, segundo o governo Estadual.
Esta terceira e última etapa da campanha, que começou no dia 9 de junho e termina no dia 9 de julho, está disponível para 5,1 milhões pessoas com comorbidades e com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas. Porém, até o dia 29/06, somente 651 mil pessoas destes grupos se imunizaram.
É importante as pessoas tomarem as duas vacinas [covid-19 e gripe], pois ambas são fundamentais e ajudam a evitar complicações respiratórias. Pessoas que fazem parte do grupo prioritário das duas campanhas tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a da gripe, após um intervalo mínimo de 14 dias.
Etapas da imunização e adesão à campanha
A primeira etapa começou em 12 de abril, voltada a 5,5 milhões de pessoas. Desse total, somente 3,1 milhões aderiram à campanha até o momento, somando 2 milhões crianças (61,7% de cobertura vacinal), 226,1 mil gestantes (51,7%), 815,2 mil profissionais da saúde (52,5%) e 43 mil puérperas (59,9%). Também foram vacinados 6,5 mil indígenas, plenamente alcançados com a campanha.
Outras 7,8 milhões de pessoas estavam incluídas na segunda etapa, realizada a partir de 11 de maio. Somente 4 milhões procuraram os postos até o momento. Entre os idosos, que tradicionalmente têm alto engajamento na campanha, foram aplicadas 3,7 milhões de doses, o que equivale a apenas 51,7% da cobertura vacinal. Também foram imunizados 276,1 mil professores, com 50,7% de alcance.