Instituto Butantan entregará a remessa ao Ministério da Saúde, para o Programa Nacional de Imunização (PNI). As novas doses poderão ser liberadas rapidamente sem necessidade de passarem pelo processo de envase.
Foto: Governo do Estado de São Paulo
Um lote com 1 milhão de doses prontas da vacina contra a Covid-19 CoronaVac, produzido na China, chegou ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na noite desta terça-feira (29).
O Instituto Butantan entregará a remessa ao Ministério da Saúde, para o Programa Nacional de Imunização (PNI). As novas doses poderão ser liberadas rapidamente sem necessidade de passarem pelo processo de envase.
De acordo com o governo de São Paulo, o envio de vacinas prontas foi negociado durante encontro com representantes do laboratório chinês Sinovac, que vieram a São Paulo visitar as instalações do Instituto Butantan no último dia 22.
Em reunião realizada no último dia 22, o governo de São Paulo solicitou à biofarmacêutica chinesa Sinovac o envio de vacinas contra a Covid-19 prontas para uso, enquanto prepara as remessas do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) para produção de doses na fábrica do Butantan.
O governo de São Paulo afirmou que o prazo entre a chegada de IFA e a entrega das vacinas produzidas no Butantan gira em torno de 15 a 20 dias.
"Com as doses prontas, o calendário de vacinação ganha em agilidade, já que a produção em São Paulo envolve processos de envase, rotulagem, embalagem e um rigoroso controle de qualidade antes do fornecimento das vacinas ao Ministério da Saúde", comunicou o governo.