Governo paulista não enviou quantidade necessária para o público de 43 a 49 anos. Nesta terça (29), a cidade recebeu mil doses, no entanto, a remessa não é suficiente para imunizar todo o grupo.
Foto: Governo do Estado de São Paulo
A Prefeitura de Cajamar recebeu menos doses do Governo do Estado do que o suficiente para avançar para os próximos grupos da campanha de vacinação contra a Covid-19. Na segunda-feira (28), a cidade precisou suspender a imunização para pessoas de 43 e 44 anos de idade por causa da falta de vacinas.
Diante da situação, na noite desta segunda, o prefeito de Cajamar, Danilo Joan, fez uma transmissão ao vivo nas suas redes sociais para informar a população sobre a imunização no município. De acordo com o prefeito, o Governo Estadual já foi notificado, desde a paralisação de sábado passado, sobre a situação na cidade e a necessidade do envio de mais doses.
O prefeito anunciou que o governo paulista enviou um e-mail a gestão municipal anunciando o envio de mil doses nesta terça-feira (29), para o início da imunização de pessoas de 40 a 42 anos, mas que, diante da situação, as doses serão usadas para dar continuidade a vacinação do público de 43 a 49 anos que ainda não receberam a imunização.
As doses, no entanto, não são suficientes para imunizar o público estimado em 3 mil pessoas. “Nós esperamos que o Ministério [da Saúde] e o Estado mandem para nós essas 3 mil doses faltantes, porque nós vamos complementar [a imunização] de 43 a 49 anos e já vamos abrir de 40 a 42, que eu espero abrir até a quinta-feira (01) ou sexta-feira (02), no máximo” disse o prefeito.
Ainda de acordo com prefeito, caso a cidade recebe as doses faltantes, a Secretária de Saúde deve promover um mutirão da imunização, para concluir a imunização deste grupo.
Nesta terça (29), após o recebimento das mil doses, a Secretária de Saúde deu continuidade a imunização do público de 43 a 49 anos. Mas com o envio de vacinas a conta-gotas, a vacinação pode ser suspensa nas próximas horas, até a chegada de mais doses ao município.
De acordo com plataforma VaciVida do governo de São Paulo, Cajamar vacinou 32.894 pessoas, sendo 25.741 D1 e 6.507 D2. Ao todo, 646 moradores receberam a dose única da vacina.
Veja abaixo os anúncios do prefeito Danilo Joan sobre a vacinação em Cajamar