Serão enviados imunizantes da Janssen, do grupo Johnson & Johnson, que são aplicados em dose única. Este é o maior número de vacinas doadas pelos EUA para qualquer país até agora.
Foto: Gregor Fischer/picture alliance via Getty Images
Os Estados Unidos vão enviar ao Brasil uma doação de 3 milhões de doses da vacina da Janssen, do grupo Johnson & Johnson. O carregamento partirá de Fort Lauderdale, no estado americano da Flórida, na noite desta quinta-feira (24), com destino ao aeroporto de Viracopos, em Campinas.
Este é o maior número de vacinas doadas pelos EUA para qualquer país até agora. O quantitativo está fora das doses compradas pelo governo federal pelo Covax — iniciativa da OMS (Organização Mundial de Saúde), da Aliança Gavi e da CEPI (Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias), que trabalha para a aquisição e posterior distribuição de vacinas contra covid-19 para os países mais pobres.
O imunizante da Janssen será o primeiro a ser utilizado no Brasil que precisa de apenas uma dose. As outras três vacinas já em utilização no país precisam de duas doses, com seus respectivos intervalos para completar o esquema vacinal.
Na terça-feira, um primeiro lote, com
1,5 milhão de vacinas do tipo, compradas pelo governo brasileiro, chegaram ao país. A remessa faz parte de um carregamento com 3 milhões de doses do imunizante que estava previsto para ser entregue na semana passada, mas foi atrasado pela empresa.