SP ultrapassa número de internações por Covid apontado pelo governo como limite para 3ª onda
Estado tem mais de 11 mil pessoas internadas na UTI; taxa de ocupação está a 82%. Coordenador do Centro de Contingência afirma que a situação é 'preocupante', mas sem 'perspectiva de colapso'.
Foto: Agência Brasil
Com 24.547 pessoas internadas por Covid-19, São Paulo já ultrapassou o índice estipulado pelo governo estadual como limite para uma eventual terceira onda da doença. As informações são do portal
G1 São Paulo.
Na terça-feira (8), o número total de pacientes internados para tratamento da Covid no estado é de 24.547, sendo 11.189 em leitos de UTI e 13.358 em enfermaria. A taxa de ocupação de leitos de UTI é de 82%.
O governo paulista projetava que os índices não ultrapassariam os 11 mil pacientes em UTI e 13 mil em enfermaria. Os 'limites' foram anunciados em 19 de maio, quando houve flexibilização das medidas de restrição.
O coordenador do Centro de Contingência da gestão estadual, Paulo Menezes, afirmou ao portal que o comitê não considera que a situação esteja fora de controle. Ele também afirmou que não há perspectiva de colapso no sistema de saúde, ‘embora a situação seja preocupante’.
De acordo com Menezes, o Centro de Contingência não deve recomendar que medidas mais restritivas sejam adotadas nos próximos dias.
"Nossa avaliação é de manter as medidas atuais, estendê-las, mas sempre lembrando que a pandemia não acabou e que as pessoas não devem sair por aí sem máscara e desrespeitando as regras. Existe um balanço entre a transição e a possibilidade de ter medidas mais permissivas. Estamos vendo que a adesão a novas restrições seria muito pequena", diz.
O estado de São Paulo contabiliza 3,38 milhões de casos de Covid-19 e 115,3 mil óbitos pela doença, conforme o governo. Nas últimas 24h, foram 8.022 novos casos e 767 novos óbitos.