Nova etapa começa amanhã (9) e segue até 9 de julho. Entre os incluídos na vacinação estão pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros e trabalhadores portuários.
Foto: Governo de São Paulo/Divulgação
A terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza) começa nesta quarta-feira (9). De acordo com o Governo de São Paulo, cerca de 5,1 milhões de pessoas deverão ser imunizadas nessa etapa da campanha no estado.
O Ministério da Saúde reforça que mesmo quem fizer parte do primeiro grupo a se vacinar, mas não tiver conseguido comparecer, pode fazer isso até o dia 9 de julho.
A partir desta quarta (9), deverão ser imunizados:
• pessoas com comorbidades (hipertensão, diabetes, asma, entre outras) ou deficiências permanentes;
• caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e portuário;
• membros das forças de segurança e do Exército;
• funcionários do sistema prisional;
• população privada de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas.
É importante que as pessoas tomarem as duas vacinas – Covid-19 e gripe -, pois ambas são fundamentais e ajudam a evitar complicações respiratórias.
No entanto, autoridades da área da Saúde alertam que, como não existem estudos sobre a administração conjunta dos dois imunizantes, a recomendação é para que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário das duas campanhas tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a da gripe, após um intervalo mínimo de 14 dias.