Fila de espera por leitos de UTI Covid é registrada em cidades da região de Jundiaí
Em Cabreúva, cinco pessoas aguardam transferência. Nesta quinta-feira (27), o prefeito de Jundiaí fez um alerta sobre aumento no número de casos e internações na cidade.
Foto: Prefeitura de Jundiaí/Divulgação
Cidades da região de Jundiaí voltaram a registrar filas de espera por leitos de UTI para pacientes com Covid-19.
Segundo um levantamento feito pelo
G1, em Cabreúva, cinco pessoas estão aguardando a transferência. Assim como Várzea Paulista e Jarinu, que não possui leitos de UTI.
Campo Limpo Paulista é outra cidade da região que possui leitos de UTI e, no local, a taxa de ocupação é de 70%. Itupeva também tem leitos de UTI e está com 60% de ocupação.
Situação em Jundiaí
Em Jundiaí, a taxa de ocupação de leitos está em 78% na rede pública e 87% no particular.
Nesta quinta-feira (27) o prefeito Luiz Fernando Machado e o gestor de Promoção de Saúde, apresentou o cenário da cidade em relação à doença e um possível aumento de casos nas próximas semanas.
A orientação, segundo o setor de Saúde, é que haja mais adesão da população aos protocolos sanitários, como evitar aglomerações, usar máscaras e álcool em gel. A apresentação foi feita por transmissão ao vivo nas redes sociais.
Um dos indicadores que preocupam a Gestão de Saúde é o aumento de casos de síndrome gripal no município. Segundo a gestão, na última semana, o Hospital São Vicente registrou 87 internações por Covid-19, o que é semelhante ao pior momento da pandemia no ano passado, em sua primeira onda.
Atualmente, o Hospital São Vicente tem 164 leitos destinados ao tratamento de pacientes Covid-19. No pico da segunda onda, entre março e abril, a cidade chegou a ter 272 leitos ocupados, incluindo fora do Hospital, como na UPA do Vetor Oeste.