Segundo o governo paulista, 289.551 pessoas precisam completar o ciclo de proteção com a CoronaVac; outras 47.182 tomaram apenas a primeira dose da AstraZeneca.
Foto: Governo de São Paulo/Divulgação
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou nesta segunda-feira (24) um novo
balanço sobre a imunização. Segundo a atualização, mais de 300 mil pessoas não tomaram a 2ª da dose da vacina no estado de São Paulo.
Os dados consolidados até a segunda-feira mostram que 336.733 pessoas que já receberam a primeira dose dos imunizantes disponíveis ainda precisam completar o esquema vacinal, ou seja, receber a segunda dose. O total inclui 47.182 pessoas que tomaram a vacina da Fiocruz (Astrazeneca/Oxford) e outros 289.551 referentes à vacina do Butantan (CoronaVac).
Mais da metade dessas pessoas mora na Grande São Paulo. Há 177.456 residentes da região metropolitana da capital paulista que precisam tomar a segunda dose de um dos dois imunizantes.
Falta de vacinas
Municípios paulistas têm relatado o recebimento de doses a menos do que o necessário para imunizar, com duas doses, todos os grupos prioritários com imunização já em andamento por determinação do governo do estado.
O governo do estado voltou a ressaltar nesta segunda-feira que os quantitativos de primeira e segunda dose são idênticos, realizados em duas entregas diferentes para que o município realize a aplicação e conclua a imunização das pessoas.
As grades de vacinas são enviadas com base no cronograma do PEI e com todas as orientações técnicas para uso dos imunizantes, em conformidade com o intervalo de tempo de aplicação entre doses (até 28 dias para a vacina do Butantan e até 12 semanas para a da Fiocruz).