Sexta, 22 de novembro de 2024
(11) 91135-9081
Brasil

20/05/2021 às 14h33

541 visualizações

/

Maranhão confirma primeiros casos de Covid-19 provocado por variante indiana
Variante foi detectada em seis pessoas a bordo de navio ancorado no estado. São os primeiros registros da cepa no Brasil, considerada como 'preocupação global' pela OMS.
Maranhão confirma primeiros casos de Covid-19 provocado por variante indiana
Foto: Fusion Medical Animation/Unsplash
O Estado do Maranhão registrou os primeiros 6 casos de covid-19 no Brasil provocados pela variante B.1.617 do coronavírus, detectada pela primeira vez na Índia. Este é o primeiro caso da cepa indiana no país.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Maranhã, na última sexta-feira (15), um paciente indiano, de 54 anos, deu entrada em um hospital da rede privada de São Luís. Ele é tripulante do navio Mv Shangon Da Zhi, ancorado no estado, e segue em quarentena desde 6ª feira.

Depois da notificação do 1º caso, outros 14 tripulantes tiveram resultados positivos para testes do coronavírus e 9 tiveram diagnósticos negativos. Em nota, a Saúde informou que foi possível fazer o estudo genômico em 6 infectados, confirmando a presença da cepa indiana. Os outros 8 tinham a carga viral muito baixa e não foi possível fazer.

Os 23 tripulantes estão isolados em cabines individuais, dentro da embarcação. Das pessoas infectadas, 12 estão assintomáticas e 2 com sintomas leves. Segundo a nota, 1 paciente está fora do navio para receber atendimento de saúde na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Estes são os primeiros casos da cepa indiana no Brasil. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a variante está sendo classificada como um tipo "digno de preocupação global".

Cientistas ainda não conseguiram estabelecer:

• A sua real velocidade de transmissão e se ela é mais transmissível Se a variante está relacionada a quadros de Covid-19 mais graves, que exigem internação e intubação;

• O quanto as mudanças genéticas interferem na eficácia das vacinas já disponíveis



Deixe seu Comentário
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 - Tribuna Notícia