Os dois lotes com insumos devem chegar ao país neste sábado (22). De acordo com a Fundação, com as novas remessas, as entregas de vacinas estão asseguradas até a terceira semana de junho.
Foto: Bernardo Portela/Ascom/Biomanguinhos
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou que receberá neste sábado (22), dois novos lotes de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) para a produção de 12 milhões de doses da vacina Aztrazeneca/Oxford. De acordo com a Fundação, com as novas remessas, as entregas de vacinas estão asseguradas até a terceira semana de junho.
No comunicado, a Fiocruz também informou que interromperá a produção a partir da próxima quinta-feira (20), enquanto aguarda a chegada de insumos, mas que não prevê que a interrupção possa impactar entregas futuras.
“Não há ainda previsão de que isso possa gerar impacto em entregas futuras, caso ocorra, será comunicado mais à frente. O cronograma de entregas permanece semanal, sempre às sextas-feiras, conforme pactuado com o Ministério da Saúde, seguindo a logística definida pela pasta” disse a Fundação.
Até o momento, cerca de 35 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford, produzidas com IFA importado, já foram entregues pela instituição para distribuição por todo o país.
O IFA é matéria-prima para produção das vacinas, que o Brasil importa em grande parte da China. A Fiocruz e o Instituto Butantan, que produz a Coronavac, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, têm enfrentado dificuldades para a produção de vacina devido à falta do IFA. O governo chinês tem demorado a liberar insumos, o que atrapalha as produções no Brasil.