Sexta, 22 de novembro de 2024
(11) 91135-9081
Brasil

14/05/2021 às 10h47 - atualizada em 14/05/2021 às 11h55

437 visualizações

/

Vacina indiana Covaxin será testada em 3 mil voluntários em SP
Anvisa aprovou na quinta-feira (13) os testes da vacina contra Covid-19 em voluntários no Brasil. Ministério da Saúde tem acordo para compra de 20 milhões de doses do imunizante.
Vacina indiana Covaxin será testada em 3 mil voluntários em SP
Foto: Divulgação/Bharat Biotech
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira (13) testes em humanos no Brasil da vacina contra a Covid-19 Covaxin, produzida na Índia pelo laboratório Bharat Biotech. Em março a agência havia negado o pedido de importação em caráter excepcional de um lote de doses do imunizante por falta de demonstrações de segurança e eficácia.

A Covaxin apresentou eficácia geral de 78% nos casos sintomáticos e de 100% em casos graves, segundo dados divulgados pela Bharat Biotech e pelo Conselho de Pesquisa Médica da Índia (ICMR).

A vacina ainda não obteve a certificação de boas práticas, emitido pela Anvisa. Esse doumento é um dos requisitos para o registro de um medicamento ou uma vacina no Brasil. Farmacêuticas como a Pfizer, a Janssen, do grupo Johnson, a Sinovac, que desenvolveu a CoronaVac, e a AstraZeneca, responsável pela produção da vacina de Oxford, já receberam a certificação da Anvisa.

A negativa da agência afeta o cronograma de doses previstas pelo Ministério da Saúde, que assinou um acordo para compra de 20 milhões de doses deste imunizante em fevereiro.

Testes no Brasil

Cerca de três mil voluntários devem participar dos testes da vacina indiana contra a Covid-19 Covaxin (BBV152) no estado de São Paulo. O estudo também deverá mobilizar voluntários do Rio de Janeiro, Bahia e Mato Grosso.

Os testes preveem a aplicação de duas doses, com 28 dias de intervalo, e serão feitos com homens e mulheres que tenham 18 anos ou mais.


Deixe seu Comentário
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 - Tribuna Notícia