Butantan entrega 1,1 milhão de doses da CoronaVac e paralisa produção do imunizante
Instituto liberou nesta sexta (14) último lote de vacinas produzidas a partir do insumo recebido em abril. O Butantan agora aguarda autorização do governo chinês para a liberação de mais matéria-prima necessária para a produção da vacina.
Foto: Divulgação/Governo de São Paulo
O Instituto Butantan entregou mais 1,1 milhão de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde nesta sexta-feira (14). Com isso, também deve suspender completamente a produção do imunizante contra a Covid-19 por falta de matéria-prima.
"A boa notícia é que temos a entrega de mais de mais 1,1 milhão doses da vacina. A má notícia é que a partir de hoje o Instituto Butantan não pode processar novas vacinas", disse o governador João Doria.
O instituto aguarda a liberação pelo governo chinês de um lote com 10 mil litros de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), o equivalente a 18 milhões de doses, para retomar a produção. A China fornece matéria-prima para a produção tanto da Coronavac, do Instituto Butantan, quanto da vacina de Oxford, produzida pela Fundação Fiocruz.
Segundo o diretor do Butantan, Dimas Covas, a remessa corresponde ao necessário para produzir o quantitativo de vacinas previstas para serem entregues ao governo federal em maio e junho.
A CoronaVac é responsável por aproximadamente 75% das vacinas contra a Covid-19 aplicadas no Programa Nacional de Imunização (PNI), do governo federal.