Número de cidades que suspenderam vacinação da 2ª dose da CoronaVac em SP chega a 50, aponta levantamento
Ministério da Saúde afirma que enviou 226 mil doses para o estado de SP para a aplicação da 2ª dose. Cajamar está entre as cidades que aguardam novas doses para reforço do imunizante.
Foto: Divulgação/Instituto Butantan
Por falta de novas doses, ao menos 50 cidades paulistas suspenderam parcial ou totalmente a aplicação da segunda dose da CoronaVac. É o que aponta levantamento feito pela
GloboNews com base em informações repassados por prefeituras de todo o estado e atualizado nesta quarta-feira (12).
Essa suspensão ocorre quando um município deixa de aplicar a vacina em determinadas faixas etárias, mas dá continuidade a imunização dos demais grupos prioritários.
Cajamar está entre os municípios da região metropolitana que foram afetados pela falta de doses. Desde o dia 21 de abril, a cidade está com a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 suspensa. Ao menos, 1.367 pessoas ainda não receberam o reforço do imunizante.
Segundo o Executivo, a Secretaria Municipal de Saúde seguiu a orientação do Ministério da Saúde de que todas as vacinas armazenadas pelos estados e municípios para garantir a 2ª dose fossem utilizadas imediatamente como 1ª dose, ocasionando a falta de vacinas para a segunda aplicação.
Ainda segundo a prefeitura, o município aguarda o envio de novas doses para a aplicação da segunda dose e que, assim que for restabelecido o envio, a Secretaria de Saúde entrará em contato com as pessoas que estão com a segunda dose pendente para fazer o agendamento.
O que dizem as autoridades de Saúde
Por meio de nota, o Ministério da Saúde informou que já iniciou o envio de “quase 1 milhão de doses da vacina CoronaVac apenas para a aplicação da segunda dose. De acordo com o ministério, foram enviadas 226 mil doses só para o estado de São Paulo.
Já a Secretaria Estadual da Saúde informou que “enviou doses suficientes para aplicação de primeira e segunda dose da vacina contra a COVID-19 a todos os 645 municípios do Estado, com quantidades idênticas para ambas as aplicações nos públicos anunciados na campanha”.