Segunda etapa da campanha de vacinação contra a gripe começa nesta terça-feira (11)
Nova fase da campanha visa imunizar idosos com mais de 60 anos e professores. No estado, a expectativa é vacinar mais 7,8 milhões de pessoas deste grupo.
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Começa nesta terça-feira (11) a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Nesta fase, a ação é destinada a idosos com mais de 60 anos e professores.
Cerca de 33 milhões de pessoas deverão ser imunizadas nessa etapa da campanha, segundo o Ministério da Saúde. O imunizante protege contra o influenza A H1N1, A H3N2 e B.
A orientação dos especialistas e do Ministério da Saúde é: quem já tomou a primeira dose da vacina contra o coronavírus deve esperar para receber a segunda dose e depois aguardar no mínimo 14 dias para tomar a vacina contra a gripe.
A vacinação contra a gripe será dividida em três grupos prioritários:
• 1ª etapa — de 12 de abril a 10 de maio: crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde;
• 2ª etapa — de 11 de maio a 8 de junho: idosos com mais de 60 anos e professores;
• 3ª etapa — Fazem parte do terceiro grupo os integrantes das Forças Armadas, de segurança e de salvamento; pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes em medidas socioeducativas.
Número de imunizados abaixo do ideal
Segundo dados do governo divulgados na segunda-feira (10), já foram aplicadas 6,9 milhões das 27,3 milhões de doses distribuídas a todos os estados.
No estado de São Paulo, a Secretaria de Saúde informou que cobertura é inferior a 30% neste primeiro grupo da campanha. Mesmo com doses disponíveis desde o dia 12 de abril, só foram imunizadas até o momento 978,4 mil crianças (29,6% de cobertura vacinal), 114,7 mil gestantes (26,2%), 342,9 mil profissionais da saúde (22,1%) e 21,4 mil puérperas (29,9%). Também foram vacinados 3,7 mil indígenas (63,7%). Estes quatro grupos totalizam 5,5 milhões de pessoas e cerca de 1,4 milhão delas aderiram à campanha, até o momento.
As pessoas que fazem parte do grupo da primeira etapa da vacinação e ainda não se imunizaram, devem comparecer a uma das unidades de saúde para receber o imunizante.