Primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe termina nesta segunda-feira
Vacinação contra a gripe tem números de imunizados muito abaixo do ideal. Próxima etapa começa nesta terça-feira (11) e inclui idosos com 60 anos ou mais e professores das redes pública e privada.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe acaba na segunda-feira (10). Nesta etapa, profissionais de saúde, as gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias), indígenas, além das crianças de seis meses a menores de seis anos devem ser imunizados.
As doses estão disponíveis gratuitamente nos postos de saúde desde o dia 12 de abril para estes públicos. A meta é vacinar 90% de todo público.
A campanha da vacina contra a gripe é anual. E, neste ano, quem já tomou uma das doses do imunizante contra a Covid tem que esperar 14 dias para receber a da gripe e vice-versa.
O Ministério da Saúde reforça que mesmo quem fizer parte do primeiro grupo a se vacinar, mas não tiver conseguido comparecer, pode fazer isso até o dia 9 de julho.
Cobertura vacinal em SP
Na última sexta-feira (7), a Secretaria Estadual de Saúde fez um alerta sobre a vacinação no estado de São Paulo. De acordo com os dados,
menos de 30% do público alvo não havia se vacinado.
Segundo o governo de SP, mesmo com doses disponíveis desde o dia 12 de abril para as 5,5 milhões de pessoas desta primeira etapa, somente 1,4 milhão aderiram à campanha, somando 978,4 mil crianças (29,6% de cobertura vacinal), 114,7 mil gestantes (26,2%), 342,9 mil profissionais da saúde (22,1%) e 21,4 mil puérperas (29,9%). Também foram vacinados 3,7 mil indígenas (63,7%).
A vacinação contra a gripe será dividida em três grupos prioritários:
• 1ª etapa — de 12 de abril a 10 de maio: crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde;
• 2ª etapa — de 11 de maio a 8 de junho: idosos e professores;
• 3ª etapa — de 9 de junho a 9 de julho: demais grupos prioritários.