Estudantes discutem problemas ambientais em assembleia na Câmara Municipal de Cajamar
A atividade reuniu alunos da EMEB Antônio Pinto de Campos e faz parte do projeto “Jovens Debatedores”, que promove o engajamento dos estudantes, incentivando o interesse em diversos temas atuais e estimulando o pensamento crítico.
Foto: Divulgação/Imprensa/Prefeitura de Cajamar
Na EMEB Antônio Pinto de Campos, os alunos estudam matemática e português e também aprendem a trabalhar em equipe e debater assuntos importantes e atuais da sociedade. O projeto interdisciplinar “Jovens Debatedores” promove o engajamento dos estudantes, incentivando o interesse em diversos temas atuais e estimulando o pensamento crítico.
Na última semana, os alunos da unidade escolar estiveram na Câmara Municipal discutindo ações e ideias sobre a Amazônia e argumentando sobre o tema, que tem estado em alta devido as queimadas e desmatamentos recentes.
Durante o mês de setembro, os estudantes se preparam para a assembleia através de atividades sobre o tema, além de treinarem para a apresentação na Câmara.
Três salas foram divididas em seis grupos, cada sala com duas equipes, cerca de 38 alunos participaram do projeto. Cada grupo representou um país membro da ONU (Organização das Nações Unidas), sendo eles: Brasil, Estados Unidos, Alemanha, França e Japão. Os estudantes também incluíram um grupo que representou as Nações Unidas, devido sua importância no debate ao tema. A ideia foi debater os processos de desmatamento e queimadas na Amazônia e o impacto ambiental causado pelas ações, discutir as responsabilidades dos países nesse processo.
A professora de História e idealizadora do projeto, Rafaela Soares Souza, explicou o objetivo da iniciativa e a importância dela para o processo educacional dos alunos. "No projeto, os estudantes puderam construir um saber, reconhecendo sua estrutura predominantemente argumentativa, visto que debater não é simplesmente trocar opiniões, mas pensar e refletir sobre um tema importante para uma determinada comunidade, em um determinado contexto social, posicionando-se sobre ele, construindo argumentos que ajudem na defesa desse posicionamento e, sobretudo, contribua para que o interlocutor seja persuadido a crer no que está sendo dito" afirmou ao portal oficial da Prefeitura de Cajamar.
FONTE: Imprensa/Prefeitura de Cajamar