Além do Transporte Intercidades, os gestores discutem a implantação de um trem convencional que que ligará Jundiaí a Louveira e Vinhedo a Valinhos, e que estará integrada a linha 7 Rubi, da CPTM.
Foto: Divulgação/Imprensa/Prefeitura de Jundiaí
Representantes da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ), da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São e da Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM) se reuniram para discutir a viabilidade dos projetos de Trem Intercidades na região. O encontro aconteceu na última quinta-feira (10).
Uma das linhas seria o TIC (Transporte Intercidades), que contaria com a construção de trilhos, novos trens que proporcionariam mais conforto nas viagens e com três paradas previstas – São Paulo (Barra Funda), Jundiaí e Campinas – e 102 km de extensão. Já a outra envolve veículos de serviço parador (trem convencional), que ligará Jundiaí a Louveira e Vinhedo a Valinhos, e que estará integrada a linha 7 Rubi, da CPTM, em Francisco Morato, com 65 km e nove paradas.
As iniciativas fazem parte de um projeto de Parceria Público-Privada (PPP) coordenado pelo Governo do Estado de São Paulo. O total estimado de investimentos nas novas linhas é de R$ 7 bilhões e a concessão será por um período de 30 anos. Pelo TIC, projeta-se que o deslocamento de São Paulo a Jundiaí dure 30 minutos e o da Capital a Campinas, uma hora.
De acordo com a Prefeitura, a implantação das duas linhas beneficiará Jundiaí e outras cidades da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ). Já o secretário-executivo da Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Paulo Galli, destacou que o investimento nas duas linhas de trem que servirão Jundiaí integra o conjunto de diretrizes do governador paulista João Doria para melhorar a mobilidade no estado.
FONTE: Imprensa/Prefeitura de Jundiaí